Blog FastFrame

Decoração de ambientes: 10 ideias simples e baratas para deixar sua casa mais aconchegante

Mar 17, 2021 7:33:39 AM / by Equipe FastFrame

Todo mundo quer deixar a casa mais bonita, aconchegante e com personalidade. O problema é que, na maioria das vezes, móveis e transformações podem pesar no bolso e, por isso, o sonho de uma casa bem decorada às vezes é adiado.

Para mudar esse cenário, vamos te dar dez dicas imperdíveis sobre decoração de ambientes barata. Assim, gastando pouco, cada espaço do seu lar vai ficar de cara nova!

Confira as possibilidades e use a criatividade! Ah, tem também uma dica bônus no fim!

1. Plantas para todo lado

Poucas coisas deixam a casa tão aconchegante e cheia de vida quanto plantas na decoração. Suas cores evidenciam o lugar, trazem charme e natureza para o seu lar. 

Você pode posicionar as flores e plantas em prateleiras, estantes, em vasos pendentes, macramês e até dar vida para um canto de parede sem graça apenas colocando-as no chão.

O melhor é que você pode pedir mudas para seus amigos ou adquirir algumas opções em supermercados e floriculturas com preços bem em conta. Entre as mais baratas estão:

  • Violetas
  • Espadas de São Jorge
  • Jiboias
  • Aglaonemas
  • Cactos
  • Samambaias
  • Kalanchoe

E se você está preocupado que não conseguirá cuidar delas da maneira certa, há opções que demandam pouca atenção e cuidados. As celebradas suculentas, por exemplo, quase não precisam de água e com formatos diferentes dão um belo toque ao ambiente. 

Além disso, elas são fáceis de tirar mudas. Em sua maioria, apenas uma folha já permite ter mais plantas pela casa!

2. Gravuras e quadros

Você já deve ter entrado na casa de alguém e a primeira coisa que chamou a atenção foram os quadros espalhados pela parede, certo? 

Isso é natural, já que as imagens dão um “tchan” em qualquer ambiente. Com quadros você é capaz de criar um estilo, um tema e, gastando pouco, deixar o cômodo muito mais interessante.

É comum achar que arte é algo caro e inacessível, mas essa pode ser apenas uma daquelas ideias concebidas na sua cabeça. É claro que não estamos falando de artistas renomados em que suas obras valem milhões.  A verdade é que tem muitos artistas com obras incríveis e preços em conta.

É o caso de gravuras, por exemplo. Como com um só molde várias imagens são reproduzidas, o valor de uma delas é bem mais em conta e você tem uma verdadeira obra de arte em casa. Com a moldura certa, então, o efeito na decoração pode ser arrebatador. 

Impressão e criatividade

Você pode, também, imprimir as imagens de sua preferência e emoldurar com paspatour. Réplicas de quadros famosos ou então fotografias de família são ideias que costumam render decorações ótimas.

Há fotografias perfeitas que vão levar para a sua casa a atmosfera que você deseja. Nesse caso, você investe em uma impressão fine art, que eleva com qualidade a foto e em uma moldura que combine com a obra ou com o ambiente.

Outra ideia é fazer colagens ou enquadrar desenhos que você mesmo fez. Montagens com imagens de revista ou folhas secas e mosaicos de papel saem de graça e você coloca sua criatividade em prática. Já imaginou que legal um desenho feito por seus filhos exposto em um dos cômodos?

O enquadramento desse tipo de item pode sair bem em conta na empresa certa e você ainda tem um artigo de decoração único! 

3. Reaproveitamento de materiais

Há diversos artigos e materiais que podem ser reaproveitados para ter uma decoração de ambientes barata. Muitas vezes, é possível conseguir os itens de graça ou por um valor muito simbólico que não pesa no bolso. 

Confira algumas ideias!

  • Pallets: esses itens tão comuns para transporte de objetos e cargas podem ser transformados em sofás, camas, mesas, estantes, prateleiras e até em painéis verticais para TV ou plantas.
  • Carretel de madeira: podem facilmente virar mesas de apoio e aparadores, você ainda pode personalizar para ficar ainda mais especial.
  • Escadas: chega um ponto que as escadas ficam velhas e não dão muito apoio para sua função original, certo? Pois elas ficam lindas posicionadas nos ambientes com livros, plantas e objetos de decoração.
  • Calotas de pneus: de porta-mangueiras e vasos peculiares a prateleiras inusitadas, você pode abusar da criatividade para usar em sua casa.
  • Blocos de concreto e tijolos: podem dar um ar de decoração industrial e ser peças relevantes até em móveis.
  • Latas: latas de biscoito e até as de molho de tomate podem ser repaginadas e se tornarem artigos para deixar cada canto mais bonito.
  • Garrafas de vidro: um dos itens mais versáteis da nossa lista, você pode fazer lustres, abajures, vasos, lanternas e muito mais!
  • Vinis: se você não usa mais vinis e nem tem onde tocá-los, você pode pegar os seus favoritos e aproveitá-los em sua decoração. Seja colocando na parede ou transformando em um tampo de mesa ou bandeja, ele ficará ainda mais especial.

4. Use espelhos 

A maioria das pessoas utiliza espelhos para se arrumar ou ver como está a aparência antes de sair de casa ou receber uma visita. Mas, eles também são coringas na decoração!

Quando bem posicionados, eles são capazes de trazer a sensação de amplitude para os cômodos. Ou seja, ficam perfeitos em cômodos pequenos, pois assim eles aparentam ser maiores do que são.

E essa não é a única utilidade dos espelhos! Você também pode:

  • Dar destaque para uma moldura bonita;
  • Chamar a atenção para um ponto do cômodo;
  • Dar mais profundidade a um corredor;
  • Fazer mosaicos com cacos, criando um ambiente mais psicodélico;
  • Usar combinações em formatos diferentes acima de um aparador;
  • Posicionar de maneira que um objeto específico seja refletido;
  • Criar um ponto focal na entrada da sua casa, já que chamam bastante a atenção de quem entra no local;
  • Aumentar a iluminação do cômodo;
  • Dar ênfase a um estilo do ambiente a partir da escolha das molduras.

5. Molduras 

Não são só os quadros e espelhos que criam um ambiente pra lá de diferente em sua casa. Você pode, também, aproveitar apenas as molduras, sem imagens, para a decoração ficar incrível!

Molduras da mesma cor ou combinando com algumas cores de móveis ou tapetes, por exemplo, trazem um ar mais clean e minimalista para qualquer espaço.

Mas, você pode criar a atmosfera que quiser. Molduras coloridas podem trazer mais alegria enquanto em metais ajudam a dar mais requinte para o local. 

Você pode fazer uma parede inteira com molduras ou optar pelo simples e colocar uma em um cantinho sobre um aparador para ficar interessante. 

E quem não se lembra de um dos maiores símbolos da série Friends, com o olho mágico da porta emoldurado? Também é possível emoldurar plantas, frases, objetos que você deseja evidenciar. 

Até mesmo uma mesa feita com moldura torna qualquer cômodo mais atraente.

6. Tinta pode ser sua melhor amiga

Pintar a casa inteira pode sair bem caro, mas escolher uma parede, móvel ou detalhe para pintar pode sair por menos de R$50. 

Para isso, basta selecionar uma parede de um cômodo e uma cor que vai criar a vibe que você deseja. Pode ser nela que você vai posicionar vários quadros ou prateleiras, ou simplesmente a que fica atrás do seu sofá ou cama. Só isso já cria um ambiente totalmente novo.

Além disso, há tintas que permitem repaginar os móveis. Que tal uma mesa amarela, um aparador branco ou prateleiras coloridas? Eles ficam totalmente diferentes e ainda se tornam um componente para a decoração de modo a transformar o cômodo!

7. Use fotografias na decoração

Fotos na decoração nunca saem de moda. E mais do que deixar o ambiente mais bonito, você tem a oportunidade de declarar seu amor por pessoas, lugares e coisas que ama. 

Isso sem falar em eternizar os momentos mais especiais que já marcaram a sua vida! Formaturas, casamentos, o crescimento dos filhos, aquela viagem inesquecível, o encontro da família... tudo isso pode fazer parte do seu dia a dia com fotografias emolduradas espalhadas pela casa. 

É uma maneira de trazer mais afetividade para a decoração, mostrar seu olhar artístico, evidenciar momentos únicos e trazer mais aconchego para o seu lar. 

E o mais legal é que é simples. Você imprime as fotos de sua preferência, escolhe as molduras que mais combinam com o espaço e pronto! Basta colocar em aparadores, estantes, mesa do escritório e até nas paredes. 

Você pode, inclusive, escolher molduras e porta-retratos combinados para isso. Há diversas combinações no mercado. Há em duplas, onde você pode colocar uma foto sua e do seu parceiro ou irmãos em momentos na infância e já crescidos, trios e até com mais espaço, permitindo montagens com todos os seus amigos e muito mais.

Não tem nada que deixe sua casa com sua cara do que fotografias!

8. Deixe seus hobbies à vista

Uma boa maneira de decorar a casa de forma barata é aproveitar os itens que compõem seus hobbies. Você pode expô-los em paredes e suportes e dar personalidade aos cômodos.

Imagine seu violão ou guitarra exposto em um dos cantos com um suporte apropriado. Além de ter um local para guardá-lo, deixando a casa mais organizada, ainda se torna parte da decoração. O mesmo vale para a bicicleta, bonecos colecionáveis, patins, videogame antigo, tabuleiro de jogos e outras tantas alternativas.

Até mesmo sua coleção de livros, CDs ou DVDs podem virar pontos de atenção no ambiente e dar um ar mais legal para sua decoração!

9. Almofadas, tapetes e pufes pela casa

Consegue se imaginar chegando em casa depois de um dia cansativo e se jogando no sofá com almofadas ou no pufe que está no canto da sala?

Mais que conforto, esse tipo de artigo também pode ser opção para uma decoração de ambientes barata. Capas de almofadas, por exemplo, são muito acessíveis e você pode recheá-las com as estopas e plumas de travesseiros que você não usa mais. 

Os pufes, que são encontrados em diversos modelos e cores, podem substituir até mesmo os sofás, o que promove uma boa economia e te dão um lugar agradável para ler um livro, ver TV ou jogar videogames. 

E quando o assunto é tapete, eles deixam os ambientes mais agradáveis e dão a sensação de que o cômodo tem mais coisas do que realmente têm. Ou seja, você pode usá-los para decorar e ainda diminuir a necessidade de adquirir vários móveis para compor o espaço.

Investindo pouco, você é capaz de ter esses itens e ainda é possível encontrar vários de segunda mão.

10. Os detalhes são importantes

Uma casa aconchegante é aquela em que as pessoas se sentem acolhidas. Mostrar quem é você nos detalhes da decoração faz toda a diferença nesse ponto. Afinal, seu lar é um reflexo de você!

Então, que tal tirar das caixas aqueles objetos que você guarda por anos e que contam um pouco da sua história?

A primeira gravata guardada com tantas lembranças pode ser enquadrada e se transformar em um detalhe único do quarto, assim como uma roupa de bebê ou aquele vestido da juventude que não serve mais.

Da mesma forma, você pode criar um quadro com um jogo de baralho incompleto, capa de um livro favorito, álbuns de vinis que estavam juntando poeira e até com artigos de jornais que você guardou de datas importantes.

Isso sem contar aquela caixa de música que ganhou da avó, o jogo de futebol de botões que jogava com o pai, as canecas que trouxe de uma viagem. Pequenos objetos e bibelôs, que antes você não sabia o que fazer, podem ganhar ares de decoração quando bem posicionados pelos cômodos.

Você aproveita artigos que já tem e que contam com um significado especial. 

Dica bônus: conte com a FastFrame para uma decoração de ambientes barata

A FastFrame | Moldura na Hora é uma rede de franquias com mais de 45 unidades em todo o Brasil. Você pode contar com as lojas para ter acesso às mais diferentes molduras, imprimir suas fotografias com qualidade de imagem e adquirir diversos quadros e espelhos que vão dar aquele toque especial em sua decoração!

Além de preços acessíveis, a agilidade é outro ponto que merece destaque. Rapidamente você tem os artigos que precisa para deixar o ambiente mais aconchegante, sem ter que esperar dias para a entrega.

Em um só lugar, você tem à disposição milhares de opções que vão proporcionar que cada cômodo tenha a sua personalidade. Encontre a loja mais próxima e confira as possibilidades!

Topics: decoração de ambientes, decoração de casa, ideias de decoração

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes