Já falamos aqui sobre o poder que quadros e outros elementos decorativos, como os espelhos, têm na decoração. Eles são capazes de deixar o ambiente com personalidade, provocar sensações e até mesmo preencher espaços vazios e sem vida.
Entender isso é fácil. Mas na hora de colocar em prática a composição de quadros e espelhos… a coisa complica.
A qual altura dispor os elementos? Em que distância entre si? Como combinar cores e formas? Este artigo é para ajudar você nessa missão. Continue a leitura!
Quatro dicas para não errar com a composição de quadros e espelhos
Essas quatro dicas ajudarão você a chegar na composição perfeita:
1. Escolha o seu estilo
Ao criar uma composição de quadros e espelhos, tenha em mente a função que você quer com aquele ambiente e o estilo de decoração que você empregará para isso.
Afinal, tem muito mais sentido empregar quadros com a estética minimalistas em ambientes que sigam esse estilo de decoração, no lugar de dispor obras exuberantes ou dispostas de maneira caótica.
A dica também vale para a quantidade de quadros e espelhos utilizados na sua decoração, já que espelhos podem alterar a função que um determinado ambiente tem de ser um local de repouso. De qualquer forma, na dúvida, aposte na máxima “menos é mais”.
2. Não ignore a disposição dos móveis
A composição de quadros e espelhos não deve ser pensada isoladamente. Leve em consideração outros componentes do design de interiores, como sofás, aparadores e mesas.
A distância dos móveis para a composição de quadros e espelhos deve ser de 25 a 30 cm e o limite dos móveis devem ser considerados. Se você utiliza quadros e espelhos acima de um aparador, por exemplo, as extremidades dele são os limites até onde a sua composição de quadros e espelhos pode ir.
3. Combine quadros e espelhos em uma mesma composição
Espelhos funcionam bem para dar amplitude ao ambiente, mas devem ser usados com cautela quando combinados com quadros. Eles deixam a decoração mais detalhada e junto com outros objetos podem dar a sensação de um espaço “caótico”.
Para que isso não aconteça, uma boa dica é usar a mesma forma para os dois itens: retangulares, quadrados ou ovalados. Já em relação aos tamanhos, é importante diversificar a sua composição: alterne entre elementos pequenos e maiores, sem sobrecarregar a decoração.
4. Faça testes
Régua, fita adesiva e papel kraft ajudarão você a organizar sua composição de quadros e espelhos. Distribua os moldes de kraft tendo um referencial para alinhamento um elemento como o rodapé da sala ou a linha horizontal de um móvel.
Dessa forma, não recomendamos fazer a sua composição diretamente na parede. Teste e mude conforme seu olhar!
Informações indispensáveis para criar sua composição de quadros e espelhos
Além dessas dicas iniciais, anote em seu caderno essas informações essenciais na hora de fazer a composição de quadros e espelhos:
- Evite utilizar espelhos na composição abaixo da linha dos olhos;
- A composição não deve ultrapassar a altura máxima do batente superior da porta;
- A distância ideal entre elementos da composição é de até 10 cm. Tendências atuais de decoração têm utilizado distâncias ainda menores, como 7 cm.
- Use uma sequência vertical de pequenos quadros alternados com espelhos em colunas ou paredes pequenas.
- A moldura do espelho deve estar harmonizada com a paleta de cores dos quadros na composição;
- A composição deve estar coerente com o tamanho do ambiente. Quadros e composições pequenos em espaços amplos perdem sua função.
- Em uma composição apenas de espelhos, cuidado com o que será refletido. Espelhos em paredes opostas podem causar sensação de confusão e, mais uma vez, ambientes caóticos.
Criar uma composição perfeita de quadros e espelhos é uma missão que exige paciência e treino do olhar. Para deixar a sua decoração mais bem-elaborada, confira outros artigos e aprenda a usar quadros de forma criativa!