Blog FastFrame

Como usar mandalas para decoração de ambientes

Jul 14, 2021 6:00:00 AM / by Equipe FastFrame

Mandala, em sânscrito, significa círculo. Além do desenho em si, muito usado na decoração de ambientes, o ato de sua criação está associado a uma prática budista, que visa restabelecer a paz e a sabedoria interiores.

Sua geometria está repleta de simbolismos, também com referências à cultura hindú, que buscam representar vários aspectos do nosso universo. Em países como a China e o Tibet, é muito usada como um canal para facilitar a meditação e a oração.

Estamos mais acostumados a encontrar mandalas impressas em papel e outros suportes similares, mas ela também pode ser vista em materiais como tecido, feitas com bordado, em pedras e até mesmo em placas metálicas, como de cobre. 

Mas, o que você pode fazer para aproveitar todo o poder sensorial das mandalas para decoração de ambientes mais equilibrados e bonitos? Siga conosco, vamos contar tudo para você!

Os significados e tipos de mandalas

Nem toda mandala é circular. De fato, tem mandala de todo tipo de formato. 

Então, se você está querendo usar uma mandala para decoração de um ambiente, seria interessante conhecer a que se refere algumas das figuras que você pode encontrar no mercado ou até mesmo fazer você mesmo. 

Dá uma olhada para entender melhor!

  • circulares: sensação de relaxamento, hipnose e tranquilidade para quem as observa; 
  • triangulares: faz referência ao corpo, à alma e ao espírito. Simboliza a perfeição, o equilíbrio e a busca do ser humano pela virtude;
  • quadrado: a estabilidade das pessoas em sua busca por equilíbrio em todas as áreas;
  • pentagrama: conectam com a cultura da alquimia, tem características de renovação dos espaços e ambientes onde seja colocada;
  • sol: luz, renovação, limpeza de lugares e de pessoas;
  • estrela: a liberdade de emanar sua luz própria, representar a verdade do espírito e a esperança da humanidade;

Essa lista é muito mais longa, mas queríamos mostrar que você pode usar um formato para cada situação, necessidade ou desejo na hora de usar uma mandala na sua decoração de ambientes. 

E as cores, fazem diferença?

Para tirar ainda mais proveito do potencial desse místico símbolo, nada melhor do que combinar o poder de suas formas com a influência que cada cor é capaz de provocar em nós.

Então, se você quer uma mandala que emana energias vibrantes, que aqueçam o coração e a mente, pode apostar em uma paleta cromática com mais presença de laranja, amarelo e vermelho. Estas cores estão ligadas ao combate à depressão, ao estímulo da criatividade ou mesmo à reenergização. 

Quando o objetivo é estimular o corpo, a cura, o descanso e atividades que necessitem de muita paz e limpeza energética, você pode escolher ou criar você mesmo mandalas que tenham predominância de verde, azul e violeta.

Também são muito bonitas as mandalas com predominância de preto ou branco. No primeiro caso, evoca-se a pureza e a inocência. No segundo, invoca-se a formalidade, a memória emocional e a curiosidade.

E se você quiser realmente brilhar, pode apostar em tons dourados, que fazem relação à abundância e ao poder. Já o prateado remete à intuição, à prosperidade e ao moderno. 

Basta combinar os tons que você mais gosta com a forma mais apropriada e você já pode começar decorar com mandalas! Não importa se o ambiente é pequeno ou grande, para cada lugarzinho, há uma mandala que fica linda. 

E já que você viu as características das mandalas, que tal saber o que você pode fazer com elas em seus ambientes? 

Formas de usar a mandala na decoração

Como boas-vindas

Para recepcionar quem chega à casa, que tal colocar uma mandala em uma moldura ao lado da porta? É uma linda forma de mostrar que, no seu lar, as energias e a harmonia são respeitadas e praticadas. Para quem gosta de deixar os calçados do lado de fora, cria-se ainda mais uma aura de purificação. 

Para conquistar o ambiente

As mandalas também são ótimas para serem o centro das atenções da decoração de um ambiente, principalmente se você imprimir sua gravura em grande tamanho. Basta escolher uma parede mais bonita, deixar o espaço vazio ao redor e colocar uma luz só para iluminar o quadro

No lugar zen da casa

Você tem um cantinho só para meditação e quer que ele ganhe mais contornos de lugar de paz? Pode colocar molduras para duas fotos lado a lado ou fazer vários pequenos quadros com mandalas e compor a parede da forma que você mais gostar. 

Mandalas de amor

Na hora de celebrar o amor, que tal ser super original e colocar uma mandala em forma de coração em uma moldura? Essa é para ficar naquele cantinho onde você tem as fotos de casal, da família e das pessoas mais queridas de sua vida. 

Mandala translúcida

Quer uma ideia mais moderna e que funcione olhando tanto de um lado como de outro? Você pode criar uma mandala no computador, transformar em vetorial e mandar imprimir em vinil autoadesivo. Uma vez que a impressão esteja pronta, aplique sobre vidro, não em um suporte opaco.

Com o conjunto pronto, pendure a moldura do teto - como se fosse uma placa que flutua, sem nada entre ela e o piso. Essa técnica funciona muito bem para dividir um ambiente do outro, como se fosse um biombo, e a translucidez permite que o desenho seja visto de onde você olhar!

Home office zen

Nada mais capaz de nos tirar de nosso equilíbrio do que os desafios do trabalho. 

Para quem trabalha em home office (e para quem vai pro escritório também!), já pensou em colocar algumas no lugar onde você se senta para trabalhar todos os dias?

Naquelas horas difíceis, quando um monte de coisas precisa ser resolvida, olhar para elas vai lhe lembrar de recuperar o eixo emocional. 

A grande verdade é que as mandalas na decoração de ambientes ficam sempre bem. Dos espaços mais sofisticados aos mais rústicos, basta trabalhar bem com a forma, as cores e os materiais e dar esse toque de boas energias na sua casa ou no trabalho!

Aproveite que está aqui e dê uma olhada em todos os serviços que podemos oferecer para você deixar sua mandala ainda mais bonita: conheça nossos modelos de molduras!

Topics: decoração de ambientes, mandalas na decoração

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes