Blog FastFrame

Como montar uma loja de quadros online?

May 12, 2021 6:00:00 AM / by Equipe FastFrame

Se você entrou nesse artigo é porque, no mínimo, está começando a levar mais a sério aquela ideia de montar uma loja de quadros online, certo? 

Imagina: sua página na web, seus produtos, você empreendendo e sendo chefe da própria vida. Parece genial, e é mesmo.

Acontece que todo sonho, em algum momento, encontra-se com a realidade. Aliás, mais do que com a realidade em si, seu projeto empreendedor vai se deparar com a necessidade de pensar de forma prática. 

Ou seja, para sair do mundo da idealização e se tornar algo concreto (mesmo que na internet!), você vai precisar operacionalizar uma série de etapas. 

Hoje, vamos falar sobre o cenário atual do e-commerce, dos tipos de negócios que você pode abrir e mostrar os passos essenciais para você montar sua primeira loja de quadros online!

O (super) boom do consumo digital 

A internet está como nunca. Os números de faturamento do e-commerce no Brasil não param de crescer e isso tem tudo a ver com a loja de quadros online que você quer abrir.

Só para você ter uma ideia, em 2020, o e-commerce brasileiro cresceu nada menos do que 73,88%. Quando olhamos para a categoria eletrodomésticos e artigos para o lar, o salto foi de 25,9% em relação ao ano anterior. 

O ano de 2020 foi, definitivamente, o da consolidação dos novos hábitos dos consumidores. Essa tendência veio para ficar e é um ótimo sinal para quem quer empreender na internet, como no caso da sua loja de quadros online. 

Veja, então, como montar um e-commerce de quadros:

#01 Negócio do zero ou franquia, o que é melhor?

A primeira e mais importante coisa, você já fez: escolheu seu ramo de negócios e vai trabalhar com a venda de quadros online.

Agora, chegou a hora de tomar outra importante decisão: você quer começar uma loja de molduras do nada ou está aberto a abrir uma franquia?

Começar um negócio do zero é um desafio complexo. Você vai precisar criar seu próprio modelo de negócios, descobrir o que funciona e o que não, aprender sozinho a lidar com a parte fiscal, comercial, logística e até mesmo de marketing.

Comprando uma franquia, você já começa na frente. Este tipo de negócio é inclusive mais resistente às crises. O setor permaneceu firme mesmo durante a pandemia e apresentou a menor taxa de mortalidade entre as empresas em 2020

#02 A logística por trás da internet

Com uma loja de quadros online, você vai economizar tempo e dinheiro com a busca por um ponto comercial, escolher a melhor área de acordo com seu público-alvo, gastar com reformas, contratação de pessoal para o atendimento no balcão etc.

Por outro lado, isso não elimina a necessidade de montar um espaço para os trabalhos físicos das molduras. 

Estoque, corte, montagem, logística de distribuição, tudo isso precisa estar resolvido para você partir para a próxima etapa e criar o site onde seus produtos serão comercializados.

Para quem optou por um modelo de franquia, essa parte fica muito mais fácil, já que a marca franqueadora vai orientar em relação a cada um destes pontos e colaborar no processo de estruturação física da sua loja de quadros online. 

#03 Seu negócio na internet: hora de montar a loja virtual

Essa parte pode parecer uma das mais complicadas para muitas pessoas, mas a verdade é que criar um e-commerce de quadros e molduras é muito, muito mais fácil do que você pensa. 

A internet já foi um lugar mais difícil para quem não é especialista em páginas e coisas associadas. Hoje em dia, o que não falta são plataformas onde você mesmo, sem muitos conhecimentos, pode botar seu negócio de molduras para funcionar. 

Vejamos algumas formas de colocar sua página no ar:

  • Criar uma página do zero, contratando uma agência de marketing para desenvolver todo o site. Esta é a opção mais livre, só que pode sair mais caro.
  • Usar plataformas de criação de e-commerces ou plugins para Wordpress. Nas plataformas, você vai montando a loja como quer, sem nenhuma complicação. Tem carrinho, páginas de produtos, central de relacionamento, etc.
  • Já ter o modelo da sua página pronta, no caso de quem escolhe comprar uma franquia de molduras. Esta opção é a menos customizável, mas a vantagem é que você já recebe tudo resolvido e pode dedicar seu tempo e atenção a outros aspectos do negócio. 

Uma outra opção para você vender quadros e molduras online é comprar espaço em shoppings virtuais já existentes. Essa é uma alternativa interessante para quem tem um ou outro modelo de produtos, mas você vai enfrentar toda a concorrência da página e isso se afasta bastante de ter sua própria loja.

#04  Cuidados importantes ao abrir uma loja de quadros online

Para que seu empreendimento online funcione, é preciso pensar bem em toda a infraestrutura, física e virtual, para garantir a viabilidade do negócio. 

Você precisa deixar bem claro o que sua empresa oferece, quais são os produtos, os modelos, dimensões máximas e mínimas, tempos de produção e entrega, formas de pagamento, entre outras coisas. A transparência e fluidez no processo de compra é um fator decisivo. 

Seja claro e intuitivo, mantenha o mesmo tipo de apresentação de todos os seus produtos e serviços para que as pessoas, quando estejam navegando no seu site, saibam exatamente onde encontrar cada informação que procuram.

E, naturalmente, não deixe de fora as redes sociais. Elas são o principal canal de divulgação de sua página. 

Sendo assim, ao mesmo tempo em que monta sua loja de quadros online, você também já pode começar a criar os perfis nas redes sociais nas quais quer trabalhar. 

Levando em conta todas as considerações do artigo de hoje, você já pode seguir o caminho do empreendimento e montar sua loja de molduras na internet!

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes