2020 registrou um recorde histórico de empreendedorismo no Brasil. Um estudo realizado pelo Global Entrepreneurship Monitor(GEM) indica que o ano deve terminar com maior número de empreendedores dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população abrindo seu próprio negócio.
Então, se por um lado a crise ocasionada pela pandemia aumentou o desemprego, também encorajou muitos brasileiros a empreender.
E se você também está pensando em seguir esse caminho, a melhor opção é buscar uma franquia, por ser um modelo de negócio já consolidado em que você não precisa começar do zero.
Mas aí vem a dúvida: com tantas marcas e segmentos que já são sucesso no mercado, como escolher uma para investir? O que deve ser analisado?
Elaboramos este artigo para esclarecer todas essas dúvidas e ajudar você a encontrar as melhores franquias para investir. Não perca!
Como saber quais são as melhores franquias para investir?
A maioria das pessoas costuma ir pelo caminho mais lógico, fazendo uma pesquisa para saber quais franquias estão em alta ou são mais baratas. Porém, antes, é preciso saber os segmentos com os quais você se identifica.
Se você gosta de culinária, provavelmente uma franquia de alimentação será uma boa. Agora, se trabalha com decoração, por exemplo, a chance de você se dar bem em uma franquia do ramo será muito maior. Por isso, concluímos que a resposta a essa pergunta tem muito mais a ver com aspectos individuais do que com a situação do mercado.
Encontrei o meu nicho. E agora?
Com um nicho específico em mente, sua busca pela melhor franquia para investir será muito mais fácil. Agora, sim, é o momento de pesquisar as marcas que estão em evidência, avaliar sua reputação no mercado e entender as características de cada franquia.
É home office ou precisa de ponto comercial? Qual seria o lucro mensal / anual? Veja outras informações que devem ser avaliadas pelo futuro empreendedor:
Valor do investimento
É o capital a ser investido para a compra da franquia, porém, o custo total não fica só nisso. Dependendo do modelo de negócio, há ainda o custo de instalação, taxas de marketing, royalties, entre outras. A franqueadora deve deixar bem claro o que está incluso no valor total do investimento e as taxas que devem ser pagas à parte na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Habilidades e conhecimentos necessários
Muitas franquias exigem qualificações mais específicas, como, por exemplo, um negócio de cuidadores de idosos. Para entrar nesse tipo de empreendimento, é preciso ter experiência na área da saúde.
Modelo de negócio
Você terá que falar direto com o cliente ou só fará o gerenciamento das atividades? Precisa contratar uma equipe ou pode trabalhar sozinho? Estude a forma de trabalho e veja se ela é adequada tanto ao seu estilo de vida atual quanto para o que você deseja no futuro.
Prazo de retorno do investimento
Todas as franquias fornecem um prazo estimado para o retorno do investimento. Portanto, faça as contas e veja se o lucro informado condiz com o tempo de retorno, e se você terá condições de manter o negócio até lá.
Experiência dos franqueados
A franqueadora apresentará diversos casos de sucesso, mas cuidado: nunca feche o negócio sem antes conversar com verdadeiros franqueados da marca. Você precisa ter uma visão realista de como o negócio funciona na prática para empreender com segurança. Para isso, solicite à empresa uma lista com alguns contatos e aborde-os diretamente.
Estrutura de suporte e treinamento
Verifique se há uma boa estrutura de suporte e treinamento. Afinal, uma franquia precisa de muito apoio para crescer, especialmente no início.
Você viu que a escolha da melhor franquia para investir depende muito dos seus objetivos pessoais e profissionais. Entretanto, a reputação da marca é meio caminho andado para o sucesso do seu negócio.
A FastFrame / Moldura na Hora possui uma das franquias mais reconhecidas do país, sendo 13 vezes contemplada com o selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Clique aqui para saber mais sobre nosso modelo de franquias!