Blog FastFrame

O que é franquia e quais as vantagens de investir nesse tipo de negócio?

Nov 19, 2020 10:00:00 AM / by Equipe FastFrame

Franquia é um tipo de negociação na qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos adquire o direito de comercializar os produtos e serviços de uma marca. Ou seja, é uma espécie de colaboração entre duas partes:

  • O franqueador: um negócio já em funcionamento que vende os direitos de uso sobre sua marca e ideia.
  • O franqueado: a parte que compra os direitos de comercializar os produtos ou serviços do franqueador usando a mesma marca.

O tipo mais comum de franquia é aquele onde o franqueado paga uma taxa de franquia inicial para entrar no negócio, além de uma porcentagem dos lucros, sob o conceito de royalties.

Em troca, o franqueado recebe todo o suporte e orientação que necessita para que o empreendimento funcione e ele possa comercializar a ideia, produtos ou serviços de forma eficiente.

Franquias em números

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) em seu relatório Desempenho do Franchising Brasileiro de 2019, as franquias apresentaram um faturamento de quase 190 bilhões de reais, um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior, e com crescimento constante desde 2015.

Com novas marcas atuando no mercado e o desenvolvimento de novos formatos e modelos de negócios, o impacto foi sentido também na quantidade de unidades: houve um aumento de 4,7% entre 2018 e 2019, representando um total de mais de 160 mil unidades franqueadas no Brasil.

Vantagens de investir em uma franquia

Já entendeu o que é uma franquia e como esse mercado tem crescido? Agora chegou a hora de conhecer as vantagens deste modelo de negócios:

Produtos que o público já conhece

Uma das principais vantagens de apostar em uma franquia é o fato de que o produto ou serviço já é uma referência no mercado. Apesar de você começar um novo negócio, já existe aceitação e interesse de parte do público.

Não exige experiência específica no segmento de atuação

Mesmo que você não seja um especialista em determinada área, há segmentos que apresentam bons números e um futuro promissor. Ao atuar como parceiro, o franqueador fornece todo o treinamento necessário para que você abra sua franquia com segurança e a certeza de que terá sucesso no negócio.

Rede de fornecedores à disposição

Quando você contrata uma franquia, toda a rede de matérias-primas usadas no negócio são garantidas pelo franqueador. Desse modo, você não precisa se preocupar em negociar preços com fornecedores ou mesmo ir em busca desses parceiros. Todos os contatos são fornecidos pela empresa franqueadora.

Risco reduzido e perspectivas reais

Ao se tornar um franqueado, você tem acesso a informações determinantes para o seu sucesso, como ponto de equilíbrio do negócio, projeção de fluxo de caixa e tempo médio para começar a ter lucratividade com a franquia.

Dessa maneira, você investe no negócio com conhecimento de sobra para saber como seu empreendimento vai evoluir e quando começará a colher os frutos desse investimento.

Agora que você já sabe o que é uma franquia e quais as vantagens desse modelo de negócio, que tal explorar as possibilidades? Conheça os modelos de franquia da Fast Frame e torne-se um empreendedor de sucesso!

Topics: franquia de quadros, franquia fastframe

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes