Blog FastFrame

Miniguia para usar cores na decoração de ambientes

Aug 4, 2021 6:00:00 AM / by Equipe FastFrame

O uso de cores na decoração de ambientes é um mundo à parte. Um lugar pode ter aspectos completamente diferentes dependendo dos tons usados para cobrir o teto, as paredes ou até superfícies como o piso. 

A importância das cores vai além de seu simbolismo, que pode variar de acordo com a cultura na qual você esteja inserido. As cores têm efeitos que podem ser sentidos em nosso humor, sensações e até como um diferencial que proporcione bem-estar. 

Principalmente quando o que se quer é criar uma decoração de ambientes simples e barata, as cores são um trunfo a usar e abusar. 

Muitas vezes, basta cobrir uma pequena superfície de parede, colocar uma impressão Fine-Art no meio e pronto, ambiente transformado. Por outras, as cores podem funcionar como algo neutro, para deixar o protagonismo para outras coisas. 

A questão é: como você pode usar cores na decoração de ambientes? Continue a leitura e saiba mais!

Cada cor, uma sensação

A primeira coisa sobre cores: cada uma tem um efeito diferente no ambiente e na forma como as pessoas vão perceber cada espaço. Confira algumas das  características das cores na decoração de ambientes:

Tons Neutros

Branco: transmite paz, harmonia e pureza. É a cor ideal para lugares com pouca luminosidade ou quando se busca deixar o ambiente com um tom geral mais neutro. 

Cinza: o cinza representa o equilíbrio e pode dar ares tanto de sofisticação como imprimir um aspecto mais industrial. Um bom uso para o cinza pode ser no teto de lugares muito luminosos, quando se quer “baixar” um pouco a reflexão das luzes. 

Preto: essa cor é um coringa na decoração de ambientes, mas deve ser usada com muito cuidado. Como o preto não reflete muita luz, ele é capaz de fazer que não sejam muito percebidas. Está intimamente ligado à sofisticação e fica melhor em detalhes. 

Tons quentes

Marrom: o marrom tem inúmeras variações, com mais ou com menos vermelho, mais abertos ou mais fechados. É uma cor que remete a um ambiente mais rústico, tradicional e que relaxa a vista. 

Vermelho: essa é uma cor que excita a retina, que nos estimula e ajuda a fazer coisas. Está muito associado a ambientes de cocção, já que transmite muita energia e força, além de calor. 

Laranja: o laranja é um tom quente, mas que não estimula tanto como o vermelho. É alegre e estimula a criatividade. Também pode ser aplicado em ambientes para estimular a comunicação. 

Amarelo: o amarelo pode tanto dar aquela dose de energia para um ambiente como transmitir tranquilidade, quando usado em tons mais pastéis. O quarto dos brinquedos de uma criança, de amarelo, fica ótimo. Em cozinhas, ele também cai muito bem. 

Tons frios

Verde: o verde é ideal para lugares como quartos, onde se busca uma sensação de conforto e com poucos estímulos visuais. Ele tem o poder de tranquilizar, por isso, também pode ser usado em locais para meditação e atividades mais espirituais.

Azul: se você escolher o azul como a cor da sua decoração de ambiente, uma boa ideia é aplicá-lo em lugares nos quais se queira transmitir paz e tranquilidade. 

Poderíamos seguir detalhando as características de cada cor, mas também vale a pena dedicar um espaço no post de hoje a outras coisas que você precisa saber sobre o uso das cores na decoração de ambientes. 

Como escolher as paredes para aplicar cores na decoração dos ambientes? 

Um lugar costuma ficar mais bonito quando as cores são aplicadas em paredes estratégicas. Você pode pintar o ambiente completo, mas imagine também escolher só alguns painéis.

Por exemplo, se você tiver algumas ideias de composição de quadros, pode deixar essa parede mais livre de outros objetos, além das molduras, e escolher uma cor que contraste com as imagens que estarão expostas neste lugar. 

Uma forma tradicional de escolher as superfícies onde as cores serão aplicadas é trabalhar com paredes em “L” ou em “U”. Ou seja, você pinta só as paredes que pareceriam formar um volume separado das outras. 

O tipo de cor também tem influência na decoração de ambientes internos porque, por exemplo, se você aplicar um tom mais escuro, o lugar vai parecer menor do que realmente é. Tons mais claros, no sentido oposto, nos fazem perceber um espaço como mais amplo. 

Trabalhe com paletas

É comum pensar em cores como se elas fossem algo individual, que trabalham sozinhas em relação ao espaço. Nada mais distante: as cores influenciam e são influenciadas por tudo que está ao seu redor. 

Neste sentido, você pode gostar de saber que as cores podem ser escolhidas a partir da criação de uma paleta de cores. Mas, o que é isso?

Uma paleta de cores é uma orientação dos vários tons que você vai encontrar no ambiente, tanto nas paredes como nos objetivos, quadros decorativos e mobiliário. 

Você pode criar paletas inspiradas em outras casas, na natureza, no cinema, na cidade etc. Sua imaginação é o limite. Vejamos algumas paletas para você entender melhor do que estamos falando?

Inspirando-se na natureza, como numa foto de um pôr do sol, você pode identificar os tons existentes e replicar em sua casa. O mais legal das paletas inspiradas na natureza é que elas costumam mostrar cores que harmonizam sozinhas, entre si: 

 

Você também pode bater fotos de algum lugar que ache interessante e reproduzir a paleta de cores para depois usar nas cores da decoração dos seus ambientes, como vemos no caso abaixo:

 

 

Quando falamos de cinema, você pode fazer o mesmo exercício e escolher um fotograma e analisar quais foram as cores usadas. Imagine ter um ambiente inspirado em um super filme que você adora?

 

 

As cores podem ser usadas também em objetos, como as molduras. Por mais que a imagem seja neutra, e as paredes ao redor também, só de colocar uma moldura amarela, o conjunto já vai ganhar aquele destaque na decoração do seu ambiente. 

Como dissemos no começo, as cores são um mundo à parte. O ideal é que você brinque com as tonalidades e também use algumas peças que se destaquem das demais. É um jogo de equilíbrios que se consegue com atenção, pesquisas e experimentação. 

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como escolher as cores, pode começar a ver quais são as molduras que vai usar na sua nova decoração! Confira nossos modelos!

Topics: decoração de ambientes, como usar cores na decoração

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes