Chegou o tão sonhado momento de montar a sua loja de quadros decorativos? Parabéns por sua decisão!
Neste instante, você já deve estar visualizando o lugar em funcionamento, o showroom e o atendimento funcionando, a produção das molduras e, a melhor parte: mais e mais pedidos chegando.
Sim, tudo isso é possível e está mais perto do que nunca de se tornar realidade. Mas é preciso saber como materializar suas ideias e fazê-las, literalmente, acontecer.
Como qualquer outro negócio, abrir uma loja de quadros decorativos demanda planejamento de todas as necessidades.
Aspectos logísticos, arquitetônicos e relacionados a comércio e marketing, tudo isso tem que estar necessariamente resolvido no seu plano de ação.
Se parece muita coisa para pensar, não se preocupe! Em poucos passos, você vai ter uma visão geral de quais são as etapas mais importantes na hora de montar uma loja de quadros decorativos. Confira!
#01 Marca própria ou franquia?
Antes de qualquer coisa, é preciso ter sua concepção de loja de quadros decorativos. Você tem uma marca própria e vai empreender sozinho ou está aberto à possibilidade de comprar a franquia de uma loja de molduras e quadros?
Sendo um empreendedor com marca própria, você sem dúvida tem mais potencial para ganhos maiores no futuro. Terá mais liberdade para lidar com seus produtos e serviços e domínio sobre todas as decisões.
Já quando olhamos para o lado das franquias, percebemos que há muito mais produtos, metodologias e conexões com parceiros que são mais difíceis de conseguir sozinho.
As franquias permitem até mesmo que momentos de crise sejam atravessados com mais chances de sucesso. De fato, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor chegou a crescer quase 7% em 2020, auge da pandemia da Covid-19.
#02 O lugar ideal para sua loja de quadros decorativos
O impacto da localização de uma loja de quadros decorativos vai muito além da beleza e diversidade de produtos.
A localização tem relação direta com a imagem do seu negócio. Mas ela também se conecta com outras questões. Por exemplo:
- concorrência: às vezes, fixar-se em um pólo de comércios semelhantes ajuda a ter mais clientes, já que você tem mais chances de ser comparado e escolhido entre as lojas existentes. Por outro lado, encontrar lugares sem quadros decorativos e com público-alvo converte sua loja de quadros decorativos em uma referência;
- taxas e impostos: abrir em um ou outro município pode ter um impacto significativo no seu orçamento, já que há variação nas tarifas e tributos cobrados em cada localidade, mais ainda se a atuação é interestadual;
- logística: dependendo de onde venha sua matéria-prima e para onde você precise enviar seus produtos, o custo com transportes, por exemplo, pode aumentar bastante.
- sazonalidade: dependendo da época do ano, há bairros que ficam praticamente vazios. Principalmente quando falamos de períodos de férias, no começo e no meio do ano. Portanto, conheça como a vizinhança se comporta se você vai depender muito de clientes locais.
Muitos materiais que você vai encontrar falam da importância de estar em vias de movimento, com mix de comércio e moradia, perto de terminais de ônibus etc. Tudo isso é igualmente válido.
#03 O projeto arquitetônico da sua loja de quadros decorativos
Local escolhido, chega um dos melhores momentos: pensar no conceito arquitetônico da sua loja.
E se você quer entrar no coração dos seus clientes e fazer parte da decoração de suas casas, sua loja de quadros decorativos tem um papel fundamental em suas escolhas.
Aqui, em função do tipo de produto, você tem a chance de criar ambientes únicos e mostrar o que uma boa moldura pode fazer por um espaço.
Abuse nos tamanhos e proporções. Crie superfícies completas com tipos de molduras diferentes para que as pessoas possam vê-las já montadas. Espaços amplos, bem iluminados e que conectem o interior com o exterior são os ideais.
Aliás, se as pessoas puderem ver suas molduras quando estiverem passando na calçada ou de carro, melhor ainda. Como são elementos muito visuais, chamam clientes por si sós.
Não “carregue” muito sua loja com móveis e volumes em excesso. Aqui, as protagonistas são as molduras e as imagens. Deixe espaço livre para as pessoas circularem e verem os produtos próximos e os do outro lado da sala.
#04 Além da loja física: aposte no mundo virtual
Você já sabe que vai abrir uma loja de quadros decorativos, já escolheu o lugar ideal para seu empreendimento e já resolveu o projeto arquitetônico do seu ponto comercial. Então, que tal ir além e já começar a oferecer seus produtos também pela internet?
Sem ter que investir muito mais, aproveite para inaugurar uma loja de quadros online.
Antes, era mais complicado criar páginas e até mesmo configurar um e-commerce. Hoje, há soluções que permitem que até mesmo um dos funcionários possa administrar as funções básicas da loja virtual, como carregar produtos novos.
Você pode até deixar a parte do e-commerce para depois, mas precisa obrigatoriamente ter seu negócio presente na internet.
Isso significa ter um site atraente, que seja capaz de expor o maior número de produtos possível, bem como outras soluções que você possa oferecer.
Além disso, desenvolver um blog e postar sempre nele aumenta suas chances de aparecer na primeira página dos resultados de buscas quando alguém procurar uma "loja de quadros decorativos” na web.
As redes sociais também estão ao seu lado e ajudam a conectar sua marca com o público certo, por meio de conteúdos relevantes e que ajudam a sanar dúvidas ou resolver problemas do dia a dia.
Com esses quatro passos iniciais, você já consegue começar a montar sua loja de quadros decorativos. Mas, se quiser entrar nos detalhes e saber timtim por timtim como colocar seu negócio para funcionar, não deixe de ler o nosso Guia prático para lançar sua primeira loja de quadros!