Blog FastFrame

Decoração de ambientes: transforme seu escritório em uma obra de arte

Jul 28, 2021 6:00:00 AM / by Equipe FastFrame

Ocupar lugares mais reduzidos e transformá-los no que gostamos de ver no ambiente de trabalho costuma ser um desafio, mas também apresenta grandes oportunidades. 

Quando a decoração do ambiente pequeno é a do escritório, você tem a chance de criar um espaço-conceito, que além de agradar quem passe por aí, também pode deixar nas pessoas a sensação de terem praticamente passado por uma galeria de arte.  

Fazer a decoração de um escritório é algo super instigante. Você pode ousar de uma forma diferente de sua casa. Por outro lado, também tem que pensar de acordo com as proporções do espaço em questão: cada centímetro será importante. 

A ideia aqui é praticidade e funcionalidade. Só entra o necessário, por isso, a decoração de um escritório pequeno tem que fazer a diferença, mas com poucos elementos. 

Vamos ver algumas dicas sobre o que você pode fazer na decoração do seu escritório com ambientes pequenos? Siga conosco!

Qual será o uso do seu escritório?

Quando alguém diz “escritório com ambiente pequeno”, a quantos metros estará se referindo? Bom, isso pode variar muito, mas a média da oferta do mercado imobiliário nesta categoria é de 15 a 20 metros quadrados. 

Dependendo do uso que você vai dar, isso deve ser mais do que suficiente. Aliás, o uso é o primeiro ponto a se levar em consideração na hora de pensar a decoração do seu escritório. 

Quantas pessoas trabalham aí? Você vai receber clientes? Há alguma necessidade especial (mini-estúdio para fazer lives, mesa de massagem, cadeira de dentista, arquivos etc)? 

Em primeiro lugar, então, liste todo o mobiliário mínimo indispensável antes de pensar o resto da decoração do seu pequeno ambiente. 

Em seguida, se você mesmo quiser pensar na disposição dos móveis e não contratar um decorador, sem problemas! 

Faça o desenho da planta em uma folha A4 e recorte pequenos papéis coloridos na mesma proporção, no formato dos móveis necessários e prove as disposições sobre a planta baixa.

Com o layout definido, você já pode passar para os outros elementos da decoração. E é aqui que a parte mais legal começa!

Personalização em cada detalhe

Não é porque é um ambiente profissional que ele precisa ser chato, certo? É por isso que a personalização de detalhes é a diferença entre algo flat e um ambiente atrativo. 

Jogue com as cores. Não tenha medo de combinar tons totalmente diferentes ou usar algum papel de parede somente em uma parte da peça. Trazer um objeto da sua casa para dar aquele toque pessoal também é válido. 

Traga algum objeto antigo da família, mas que tenha a ver com a atividade que será exercida, e coloque ele em um Frame Box. Este tipo de moldura tem mais profundidade, o que permite que você coloque vários tipos de itens. 

Dica extra: se você colocar uma iluminação led dentro da moldura, vira um verdadeiro painel de exibição superinteressante. 

Outra coisa sobre a personalização: reserve um mínimo espaço, principalmente sobre as mesas das pessoas que trabalham aí, para que elas também tragam algo interessante. Pode ser até mesmo uma moldura com uma foto familiar, um brinquedo exótico, deixe as pessoas escolherem!

As paredes são suas melhores amigas

Como você não tem muito espaço livre em metros quadrados, vai ter que potencializar o uso das superfícies verticais. 

Ou seja, é nas paredes que você vai ter mais liberdade para jogar com a decoração do seu pequeno ambiente. Já falamos das cores, agora você pode começar a pensar a usar algumas coisas como:

#01 prateleiras

Elas são úteis tanto para guardar coisas importantes do dia a dia de qualquer escritório ou para usar na decoração. 

Melhor seria não encher muito todos os cantos e instalar algumas, estrategicamente, perto das mesas e na área onde os clientes esperam.

Para as prateleiras, não esqueça de colocar algumas plantas. Tem plantas de todo o tipo, das mais alegres e exuberantes às mais discretas e elegantes. Inclusive tem até as que aguentam muito tempo sem tantos cuidados, o que é ideal se você anda sempre muito ocupado. 

#02 Crie um mural de exposição

Se é para transformar seu pequeno escritório em uma verdadeira galeria de arte, não podemos deixar de criar um painel que se destaque entre tudo o que existe no espaço.

Até porque, todo escritório tem aquele quadro que chama mais a atenção, certo? Escolha uma obra de arte, uma gravura, ou escolha uma arte de um banco de imagens dos parceiros de nossa loja: são centenas de milhares de fotos dos melhores bancos para você escolher e receber emoldurada!

Na sua obra central, não esqueça de colocar algumas luzes exclusivas só para ela, bem no estilo galeria de arte. Você pode escolher entre lâmpadas dicróicas ou usar modelos mais novos como as de LED direcionável, que iluminam só uma pequena parte, sem jogar luz para todos os lados. 

Uma boa técnica usada em projetos decorativos de ambientes pequenos é fazer uma composição com quadros e espelhos

Os espelhos, principalmente se você chegar a cobrir uma parede do piso ao teto, mesmo que somente com faixas pouco largas, criam a ilusão de que o espaço é maior do que parece. Isso também funciona na horizontal, mas neste caso, não esqueça de não colocar nenhum espelho abaixo do campo de visão

#03 O objeto mais importante do lugar

Falamos do Frame Box, que serve para exibir objetos tridimensionais nas paredes, mas já pensou em colocar esse item que você dá tanto valor em uma caixa tridimensional, também conhecida como montagem em acrílico?

Um exemplo clássico de objeto poderia ser um troféu, uma bola de futebol, mas obviamente você pode adaptar para o que queira. As caixas de acrílico tem uma terminação perfeita e, quando iluminadas de cima, roubam a atenção em qualquer lugar. 

A busca por soluções para a decoração de um escritório com espaços reduzidos pode devolver ideias muito criativas, inclusive quando seu escritório fica em casa. No artigo Home Office: como ter um ambiente de trabalho decorado em casa trouxemos outras ideias que temos certeza que você vai usar!

Topics: decoração de ambientes, decoração comercial, decoração de escritório

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes