Uma decoração bacana e estilosa exige mais que um quadro bonito na parede. Na hora de fazer uma composição, é preciso ter a noção do espaço que as obras irão ocupar. Saber como calcular o metro linear de molduras pode te ajudar bastante nessa tarefa.
Esse conhecimento também será útil na hora de partir para as compras, ou mesmo caso você decida meter a mão na massa e fazer suas molduras por conta própria. E sabe o que é o melhor de tudo? Esse cálculo é tão fácil que você nem vai precisar de calculadora!
Bateu a curiosidade? Então segue até o final da leitura desse artigo e aprenda como calcular o metro linear de molduras sem quebrar a cabeça!
Mas calma… O que é metro linear?
O metro linear é uma das medidas do sistema internacional de medidas. Ela é útil para representar o comprimento ou a distância entre objetos. Como o seu próprio nome sugere, o metro linear é mais utilizado para medidas em linhas.
Da culinária à construção civil, essa medida é amplamente utilizada no nosso dia a dia. Representada pela letra “m”, com o auxílio de uma régua, trena ou outro instrumento de medição, é muito simples descobrir como calcular o metro linear de molduras e outros objetos.
Aprendendo a calcular o metro linear de uma moldura
O cálculo do metro linear de moldura (o tamanho da sua moldura, em bom português) é antecedido por uma outra etapa que mostramos a seguir.
Primeiro passo: calcule o metro linear do quadro
Para encontrarmos a metragem linear de uma moldura, primeiro precisamos calcular o perímetro do quadro que queremos emoldurar. O perímetro nada mais é que a soma dos quatro lados de uma forma geométrica, ou seja, do nosso quadro.
Imagine um quadro no formato A5, com 15 cm de largura por 20 cm de altura. A sua metragem linear — representada pelo seu perímetro — equivale à soma dos seus quatro lados, ou seja 70 cm. Fácil, não?
Segundo passo: descobrindo o tamanho da moldura
Se você for uma pessoa observadora, já deve ter notado que a parte interna da moldura — aquela que recebe o quadro — é sempre menor que a sua parte externa. Isso porque os lados da moldura são unidos por uma meia esquadria, um canto, com angulação de 45º.
Dessa forma, é natural que o tamanho da parte externa da moldura seja maior que o da parte interna. Uma dica para achar o metro linear dessa parte externa é acrescentar à nossa conta o dobro da largura da moldura em cada um dos seus lados.
Parece confuso? Calma, vamos explicar isso direitinho. Vamos supor que queremos emoldurar o nosso quadro de metragem linear de 70 cm:
- Tenha em mente a largura da sua moldura. Em nosso exemplo, queremos uma moldura com 3 cm de largura.
- Multiplique o valor da largura por dois. Isso serve para compensar os cantos de encaixe da peça. Em nosso exemplo, chegamos ao resultado de 6 cm.
- Multiplique o valor encontrado por 4 (o número de lados da figura retangular ou quadrada que é a sua moldura). Agora, achamos 24 cm.
- Some esse valor à metragem linear do seu quadro (perímetro). Somamos então 24 a 70 cm. Temos então que o metro linear da moldura do nosso quadro de 70 cm é 94 cm.
Pronto, você aprendeu como calcular o metro linear de molduras. Trena, papel, lápis e disposição para fazer umas continhas simples são tudo o que você precisa para planejar a composição de quadros da sua parede.
Quer ir além? Saiba como escolher a melhor moldura para telas!