Abrir uma franquia é uma boa opção para quem quer ter seu próprio negócio. Como são empresas estabelecidas no mercado, todos os aspectos das operações e funcionamento já estão definidos. Isto é, você investe em algo que já funciona.
Os números do mercado de franquias no Brasil são um grande incentivo para apostar nesse modelo. Só em 2019, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor aumentou seu faturamento em 6,9% e empregava 1,3 milhões de pessoas.
Igualmente, estamos falando de administrar uma empresa e tudo que isso acarreta. Por isso, se você está pensando como abrir uma franquia, vamos dar dicas para você fazer isso sem se complicar. Confira!
Se por um lado, felizmente há inumeráveis opções para você escolher, por outro, também é bom ficar muito atento ao que você vai encontrar no mercado. Quem está pensando em como abrir uma franquia tem que pensar também em quais marcas dão a segurança necessária.
Um bom indicador é buscar se a marca já ganhou algum prêmio. Por exemplo, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou quais foram as melhores franquias do Brasil em 2019. A FastFrame / Moldura na Hora teve o privilégio de participar da seleção e já conta com 13 selos de excelência em franchising.
Na hora de fechar o contrato com uma marca, é preciso saber exatamente como a franquia funciona na prática. Isso é fundamental para entender todos os valores envolvidos na transação e o que está coberto pelo investimento inicial.
No geral, o franqueado (quem compra a franquia) paga uma taxa inicial, além dos valores necessários para dar o start no próprio negócio. Em contrapartida, o franqueador (o dono da marca) oferece toda a capacitação necessária para o funcionamento e ajuda na divulgação inicial do novo ponto.
Como qualquer negócio, é necessário capital para começar. Não dá para comprar uma franquia sem ter recursos, assim como você não poderia montar um empreendimento sem investir. Ou seja, você vai precisar de dinheiro para poder dar seu próximo passo rumo a abrir uma franquia.
O lado bom é que, para colocar uma franquia para funcionar, é necessário menos recursos do que se você fosse abrir uma marca própria.
Isso acontece porque todo o trabalho de desenvolvimento do produto, conquista de um público-alvo e até mesmo a burocracia já foi testada e validada previamente. Como resultado, há menos risco, menos perdas e, consequentemente, são requeridos menos recursos financeiros.
Com o que você quer trabalhar? Se você nunca empreendeu, o melhor é escolher negócios de baixa complexidade ou menos sujeitos a questões sazonais.
Na hora de pesquisas as marcas, verifique se os outros franqueados possuíam experiência prévia no setor. Além disso, como se posiciona a franqueadora em relação aos franqueados: o melhor é que ela seja uma parceira, e não só quem cede os direitos de uso e comercialização.
Abrir um negócio não tem que ser tão complicado. Por isso, aqui na FastFrame, damos todo o apoio para os nossos franqueados. Visite nossa página e seja um franqueado FastFrame!