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Guia prático para lançar sua primeira loja de quadros

Apr 21, 2021 6:00:00 AM / by Equipe FastFrame

Em sua origem, as molduras eram utilizadas como ornamentos para pinturas e afrescos em ambientes como palácios e templos religiosos. 

O tempo passou e este simples objeto não deixou mais de fazer parte da decoração quando alguém quer exibir alguma imagem, seja  em suas casas, escritórios ou nos mais variados ambientes. 

E se você quer ter seu próprio negócio, é um excelente momento para investir em uma loja de molduras. 

Em primeiro lugar, porque o segmento de decoração foi um dos poucos que, na contramão da crise causada pela pandemia do coronavírus, apresentou números mais do que otimistas em 2020.  

Pesquisas mostram que o interesse das pessoas em dar outra cara às suas residências, lugar onde teriam que passar mais tempo, em função do isolamento social, só fez aumentar. 

O setor de cama, mesa e banho e decoração cresceu 23,5% só no primeiro semestre e, adivinhem só qual foi um dos itens que mais teve procura? Os quadros, com uma alta de nada menos do que 187%

Se definir um nicho com oportunidades é uma das primeiras tarefas de quem quer investir em seu próprio negócio, comprar uma franquia de molduras surge como uma opção à prova da crise em que estamos vivendo. 

E não é para menos: emoldurar quadros, fotografias e outros tipos de imagens é algo que cabe no bolso de qualquer pessoa. Uma loja de quadros atende a públicos de todos os tipos e tem várias opções para qualquer faixa de consumo.

Com estas informações, você deve estar ainda mais seguro de que uma loja de molduras é uma ótima ideia, certo? Agora, só falta você entender o que está envolvido em lançar a sua primeira loja, seja em relação ao modelo de negócios, à legislação ou à escolha do ponto comercial. 

Exatamente por isso, vamos direto ao assunto. Siga conosco e veja como lançar sua primeira loja de quadros!

#01 O que é uma franquia?

Falando de forma simples, uma franquia é o negócio em que uma empresa já estabelecida, o franqueador, vende os direitos de uso do nome da organização, marcas registradas e modelos de negócios para terceiros, os franqueados.

Para a franqueadora, esse modelo de negócio é vantajoso porque permite ampliar sua estrutura sem ter que investir enormes somas de capital.

Para você, que está querendo abrir uma loja de quadros, esta é uma ótima forma de empreender e administrar seu próprio negócio sem que seja preciso começar tudo do zero. 

Benefícios de ser um franqueado

Ao contratar uma franquia de quadros e molduras, por exemplo, você tem a garantia de contar com um plano de negócios que comprovadamente funciona. Além disso, você vai contar com todo o apoio de uma equipe de profissionais experientes que vai ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. 

As vantagens de ter sua própria franquia também são percebidas em momentos de crise. Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), no último levantamento feito, a taxa de fechamento em franquias foi de 2,9%, contra 25% das empresas normais. 

A diferença entre os índices é impressionante. Começar uma empresa do nada apresenta até 10 vezes mais probabilidades de ir à falência do que se você escolher trabalhar como franqueado. 

Um bom planejamento pode ser a chave da sobrevivência de qualquer negócio, inclusive uma loja de quadros. Por isso, as franqueadoras ensinam tudo, do funcionamento do ponto de venda até a parte logística, além de capacitar e formar os gestores de uma franqueada. 

#02 Conheça a legislação entre franqueador e franqueado

Finalmente, após muitos anos de funcionamento de franquias no Brasil e de uma legislação desatualizada em relação às reais necessidades desse modelo de negócios, entrou em vigor a nova lei de franquias, isto é, a Lei n.° 13.966

Entre os maiores avanços das revisões e atualizações de suas cláusulas, podemos destacar a melhoria das informações iniciais que precisam ser compartilhadas com os interessados em abrir uma franquia. 

Então, se você quer abrir uma loja de quadros, saiba que hoje o processo está muito mais claro. Isso acontece inclusive na hora de ter mais segurança sobre seu capital, já que ofertas de retorno do investimento não realistas ou que omitem condições importantes são punidas pela nova legislação. 

Por exemplo, a Circular de Oferta de Franquias (COF), oferece informações muito mais completas do que antes. 

Tudo o que tenha a ver com balanços das finanças, valor total dos investimentos, todas as taxas aplicáveis e até mesmo como deve ser o layout da loja de quadros ou quem vai fazer a obra já deve figurar no COF.

Do lado do franqueador, também devem estar definidas todas as condições de capacitação dos futuros franqueados, qual é o suporte oferecido pelas marcas e como será feita a publicidade do novo ponto comercial da loja de quadros. 

Por exemplo, estes são alguns dos pontos que o COF deve obrigatoriamente apresentar e podem ser vistos no parágrafo VIII da lei: 

  • remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado (royalties);
  • aluguel de equipamentos ou ponto comercial;
  • taxa de publicidade ou semelhante;
  • seguro mínimo; e
  • outros valores devidos ao franqueador ou a terceiros que a ele sejam ligados.

Nunca houve um melhor momento, do ponto de vista da segurança jurídica, para investir no modelo de franquias. E já que chegou a era da regulamentação justa entre franquias e franqueados, vamos entrar nos detalhes para abrir sua primeira loja de quadros!

#03 Como escolher o melhor modelo de franquia de molduras?

As franquias costumam oferecer mais de um modelo de negócios para os interessados em participar da marca. 

Quando o assunto é ter sua própria loja de quadros, o modelo de sua escolha será decisivo para, por exemplo, a escolha do ponto comercial. 

Vamos tratar da parte de infraestrutura no próximo tópico, mas você já pode ter uma melhor noção do que representa cada modelo: diferenças de investimentos, de serviços prestados e de espaço necessário.

O importante é compreender as diferenças entre cada modelo. 

Você não precisa nem ter experiência no setor para ter sua própria loja de quadros, mas tem que ter noção de quanto quer investir e qual é o tamanho de negócio que você é capaz de administrar neste momento. 

Para dar uma ideia das possibilidades, você pode conferir os modelos de franquias da FastFrame:

  • Loja Premium: oferece todos os produtos relacionados a arte e serviços de emolduração. Possui estrutura para impressão e oficina completa.
  • Loja Shopping: oferece todos os produtos relacionados a arte e serviços de emolduração. Possui estrutura própria para impressão.
  • Loja Compacta: oferece serviços de emolduração e venda de produtos relacionados a arte. Não possui estrutura própria para impressão.

Em relação ao investimento inicial, cada modelo também apresenta suas variações específicas. Igualmente, algumas das necessidades mínimas já são declaradas pela franqueadora. Podemos exemplificar de acordo com os requisitos da FastFrame, confira:

  • Taxa de franquia: a partir de R$25 mil. Dá direito ao empreendedor de ser um franqueado da marca.
  • Área: a partir de 25 metros quadrados. Define a metragem mínima para que sua estrutura de loja possa acomodar todo o mobiliário e eventuais equipamentos de corte e montagem dos quadros.
  • Faixa de investimento: entre R$95 e R$240 mil. Montantes necessários para colocar o negócio para funcionar. 
  • Retorno do investimento: entre 18 e 24 meses. Quantidade de tempo que você, como franqueador, vai levar para ter todo o valor investido recuperado.
  • Quantidade de funcionários: até 3 colaboradores. Número de pessoas que você vai ter que incluir na equipe para que a loja possa operar.

São várias as possibilidades que você vai encontrar quando decidir abrir uma loja de quadros no modelo de franquia. Mas, não se preocupe, ao entrar em contato com a franqueadora e começar a negociar, você terá orientações claras sobre qual é a melhor alternativa para seu caso.

#04 Como escolher o ponto comercial?

Estar no lugar certo é o que faz com que seus clientes cheguem até você e se identifiquem com sua marca. Mesmo na era das compras virtuais, ter uma loja física é fundamental para serviços que trabalhem com produtos físicos. 

Uma boa escolha ajuda sua unidade a sobreviver aos dois primeiros anos de funcionamento, que são exatamente o momento mais crítico para novos negócios. 

Escolhendo bem, você tem mais chances de saltar para o período pós retorno do investimento, e isso só por causa do lugar em que a loja de quadros vai funcionar. 

A escolha de um ponto para sua loja de molduras deve levar em consideração aspectos como:

Localização

Use como referência o perfil dos compradores das unidades que mais dão lucro da franquia. Estude os clientes em relação à sua faixa etária, nível de consumo, renda média etc. A partir daí, procure lugares onde este padrão se repete e não há concorrentes próximos. 

Visibilidade

Você já viu uma loja de molduras? Elas chamam muito a atenção pelos itens expostos, imagens fantásticas e milhares de modelos de molduras para escolher. Por isso, sua loja tem que ser vista para quem passe a pé, de carro ou de ônibus. 

Se há muitos obstáculos na frente do ponto, como bancas de revista, vegetação abundante ou instalações elétricas, por exemplo, sua loja de quadros pode não ficar visível. 

Se o imóvel estiver no mesmo nível da calçada e não tiver recuo, melhor ainda. Já em shoppings e galerias, dê preferência aos pontos nas imediações da entrada, dos elevadores e escadas rolantes, das lojas mais importantes do lugar e das praças de alimentação. 

As pessoas costumam comprar cedendo a desejos momentâneos. Sendo assim, ter uma vitrine o mais visível possível é um fator decisivo para aumentar as vendas. Se o ponto estiver localizado em um lugar com alto fluxo de pessoas, a venda por impulso joga a seu favor.  

Analisar a vizinhança e a concorrência

A região onde você quer colocar sua loja de quadros tem negócios compatíveis com o seu? 

No caso de uma loja de molduras, a existência de outros comércios com serviços como pet-shops, livrarias, supermercados pode não estar necessariamente alinhada com seu ramo, mas atraem gente disposta a gastar dinheiro com produtos e serviços relacionados a seus lares. 

Mesmo assim, também é possível se beneficiar de ter negócios mais parecidos com o seu ou mesmo do mesmo ramo nas imediações, principalmente nos casos onde a comparação dos clientes seja decisiva (naturalmente, a seu favor). 

Se a franquia da loja de quadros que você escolher tiver serviços superiores, o público pode dirigir sua atenção a seu negócio para ter mais qualidade, ou opções de molduras. 

No caso da FastFrame | Moldura na Hora, um dos diferenciais é entregar molduras na hora, o que pode seduzir os clientes que não queiram esperar. Nossa diversidade de modelos de molduras (mais de 500) atendem até as exigências mais específicas.

Analisar o entorno de onde você vai colocar uma loja de molduras pede que você necessariamente visite os lugares. É preciso ir ao campo, sentir o ambiente, ver com os próprios olhos o tipo de clientes que você vai ter. Coloque-se no lugar de seu consumidor, observe o ponto com os olhos de quem quer esse serviço.

Com tudo isso em mente, já entendeu melhor como lançar sua primeira loja de quadros?

Abrir uma loja de molduras é especialmente interessante para vários tipos de empreendedores porque elas são simples em relação aos conhecimentos e habilidades técnicas, não precisam de licenciamento ambiental e têm um custo baixo para começar a funcionar.

Agora, seu próximo passo é falar com quem mais sabe de molduras. Entre em contato conosco e tenha todas as informações que você precisa saber para começar a planejar seu próximo empreendimento!

Topics: como montar um franquia, abrir loja de quadros, loja de quadros

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