Blog FastFrame

Decoração de ambientes pequenos: guia para arquitetos e decoradores

Jul 7, 2021 6:00:00 AM / by Equipe FastFrame

Os apartamentos compactos chegaram para ficar e já são apontados como uma das tendências do mercado imobiliário.

Mais comuns em grandes metrópoles, eles se tornaram uma alternativa para quem quer morar em áreas mais valorizadas, não precisa de um imóvel muito grande ou passa pouco tempo em casa. 

Nem por isso este perfil de novos moradores está disposto a abrir mão da praticidade, conforto e estética que uma pessoa quer encontrar em sua residência. 

Sendo assim, surgiram novos desafios para arquitetos e decoradores. 

É preciso projetar ambientes pequenos de forma que seu tamanho reduzido não seja um impeditivo de morar bem. De fato, os seus clientes estão contando com sua capacidade e mente criativa para desenvolver novas formas de habitar. 

Mas, tudo que supõe um desafio também apresenta novas oportunidades, concorda?

Se há mais construtoras entregando imóveis deste tipo, o mais natural é esperar uma maior demanda de projetos pensados especificamente para suas necessidades. Traduzindo: mais trabalho para seu escritório de arquitetura e decoração. 

E acontece que, para um bom arquiteto ou decorador, não há nada mais estimulante que solucionar um projeto difícil. E vamos falar a verdade: nem tudo são más notícias, os ambientes pequenos também têm várias vantagens.  

Em primeiro lugar, você vai decorar um lugar ocupado por uma ou, no máximo, duas pessoas. É mais fácil atender as necessidades de poucos do que ter que adequar uma casa para uma família completa. Você vai trabalhar quase one-to-one

Em segundo, atualmente há um milhão de soluções para decoração de ambientes pequenos, seja em relação aos móveis, às aberturas, eletrodomésticos e tantos vários itens necessários para criar um lar. Ponto para sua criatividade e soluções para suas ideias. 

Chegou a hora, então, de entrar no ponto central deste e-book. Confira nosso guia para decorar ambientes pequenos!

Para quem você vai projetar?

Tamanho não é documento, e os apartamentos e ambientes pequenos já caíram no gosto dos brasileiros. Sua sofisticação pode ser inversamente proporcional a seu tamanho, tudo depende de como o espaço seja resolvido. 

Antes de entrar nos detalhes do espaço, seria interessante entender o nosso público. Seus clientes de decoração com espaços pequenos são principalmente pessoas que moram sozinhas ou casais jovens sem filhos. 

São executivos jovens, profissionais autônomos, pessoas que investem em imóveis menores como investimento para alugar por temporada ou para usá-los como segundas casas. 

Em comum todo esse público teria o fato de que seus ambientes precisam ser práticos e eficientes, resolver as necessidades da rotina e não darem muito trabalho para serem mantidos limpos e organizados. 

Bom, isso não é muito diferente dos ambientes maiores. Mas aqui, todo cuidado é pouco: tudo tem que estar milimetricamente calculado e cada coisa deve ter uma função real. Ou seja: só entra o necessário.

O que podemos fazer agora, então, é entrar no detalhe da decoração de um apartamento pequeno. Mais do que uma fórmula para qualquer espaço, vamos abordar a decoração por categorias como iluminação, mobiliário, eletrodomésticos, superfícies, entre outras.

Siga conosco e vamos contar tudo para você!

#01 Menos é mais

Quantas vezes você, como arquiteto ou decorador, já escutou a frase “menos é mais”? Desde a faculdade, ou até mesmo antes dela, esse conceito é murmurado em nossos ouvidos praticamente como um mantra.

A frase tem motivos para ser tão famosa. Dita por Mies van der Rohe, um dos pioneiros do estilo minimalista, ainda durante o modernismo, significava dizer que um projeto só deveria incluir o que fosse absolutamente necessário. 

Este conceito cai como uma luva para a decoração de ambientes pequenos: quanto mais coisas são usadas na decoração, menos espaço sobra. 

E um lugar pequeno, sem espaço, definitivamente pode se converter em um ambiente enlouquecedor, seja para o uso ou para a sensação de habitá-lo. Você não precisa levar a frase de Mies tão ao pé da letra, quando for decorar os ambientes, mas não pode perder esse ponto de vista. 

Ainda vamos abordar esta orientação quando estivermos falando dos móveis, mais adiante. De qualquer forma, antes de incluir algo novo no projeto, pense se isso é realmente necessário. 

#02 As cores são suas aliadas

Decorar um lugar pequeno e não tomar cuidado com a luminosidade do ambiente é um erro terrível. 

Por exemplo, um lugar com aberturas pequenas, mesmo que a área não seja muito grande, corre um grande risco de não contar com muita iluminação natural. 

Por outro lado, lugares pequenos com luminosidade demais precisam ter a luz corrigida de alguma forma. Neste sentido, uma de suas melhores amigas serão as cores. 

Em ambientes pequenos, com pouca iluminação natural, abuse das cores claras. Imagine as aberturas como se fossem grandes pontos de luz, então quanto mais essa luz refletir no ambiente, mais longe (em metros) ela vai chegar. 

Já nos casos onde há iluminação em demasia, você pode escolher algumas das paredes para pintar com uma tonalidade um pouco mais fechada, que absorva os raios de luz. 

Uma dica, por exemplo, é pintar o teto de cinza claro, quando seja possível ter uma pegada mais industrial

As cores também são ótimas para integrar ambientes e serem combinadas com os outros elementos da decoração de um ambiente pequeno. Pintar paredes em “L” também ajuda a separar estas superfícies do resto das paredes. 

Além de tudo, as cores têm efeito sobre a forma como percebemos e sentimos um ambiente. Tons mais quentes estimulam os sentidos e ficam bem na cozinha ou espaço da mesa de jantar. Tons mais frios são ideais para relaxar e desconectar do mundo nos momentos de descanso.

Algo bem legal também nas cores é usar uma cor para potencializar outras. 

Por exemplo, o vermelho é complementar do verde, então sempre que você aproximar objetos ou superfícies com estas duas cores, eles vão parecer mais intensos. Digamos que um projeto tenha muitas plantas: ter uma parede vermelha ou ocre atrás delas vai fazer as plantas brilharem!

#03 Mobiliário

Este ponto já vale começar lembrando da frase do Mies van der Rohe. Na decoração de um ambiente pequeno, menos é muito, muito mais. 

Aqui, a aposta ideal é escolher mobiliários multifuncionais.

Começando por um ícone dos momentos de descanso, o sofá*. Se você voltar um pouco no artigo, vai ver que apartamentos com ambientes pequenos costumam ter poucas pessoas, então um sofá de 2 lugares resolve muito bem. 

*Melhor ainda se for um sofá-cama, que dá para receber pessoas confortavelmente para passar a noite. 

Para complementar os lugares para sentar, você pode ter uma cadeira estilosa compondo o living e, se for necessário, usar as cadeiras da mesa de jantar quando fizerem uma reunião. 

Baús também são uma boa pedida. Servem para guardar utensílios, para sentar ou para colocar plantas, livros, ou qualquer outra coisa em cima. Se você usar alguma cor forte, ele ainda ganha protagonismo dentro da decoração do ambiente.

Como não há muita área, todo o piso deve ficar o mais livre possível. Mas, como criar superfícies, neste caso? Aposte em prateleiras e concentre nelas os pequenos objetos decorativos. 

Tem gente que gosta delas mais espalhadas nas paredes, mas seria mais interessante concentrá-las e deixar espaços, por exemplo, para quadros emoldurados

Colocar o plasma na parede também evita ter que colocar um móvel para suporte da televisão. Tudo isso que ficaria guardado no hack pode tranquilamente ir para as prateleiras ou nos baús que comentamos. 

Você também pode fazer a decoração da sala de estar e de jantar juntas, para criar uma sensação de união entre os dois ambientes. Lembre-se de que, quanto menos interrupções ou barreiras visuais no espaço, maior ele vai parecer. 

E sobre os eletrodomésticos, a lavadora de roupas, que ocupa muito espaço em qualquer área de serviço, pode tranquilamente ser substituída por um modelo de parede, que atende perfeitamente às necessidades de apartamentos com poucas pessoas. 

#04 Use todo o potencial das paredes

Há várias ideias simples de decoração que você pode usar no seu projeto para ambientes pequenos. Nas paredes está o verdadeiro ouro para quem quer diferenciar um espaço entre um lugar comum e ambientes fabulosos. 

Pensemos juntos: como ampliar a sensação de um espaço? Uma forma é usar cores claras, mas não temos como criar metros quadrados (seria lindo). A solução é usar todo o poder da ilusão ótica. 

Para isso, pense nas paredes que poderiam ser cobertas por espelhos. Não precisa ser uma superfície grande, mas ela tem que ser estratégica. Finais de corredores, paredes opostas às janelas ou até mesmo atrás das portas são bons pontos de instalação de espelhos. 

Você também pode criar ambientes únicos com composições de quadros e espelhos. Aqui, o ideal é usar a mesma forma nos dois tipos de objetos. Se os espelhos forem redondos, e as molduras quadradas, eles podem não dialogar tão bem e acabar criando uma espécie de sensação de desorganização. 

A importância dos cheios e vazios

Quando for pensar no que fazer com as paredes, não encha suas superfícies verticais  com detalhes e objetos por todos os lados. Um ambiente, pequeno ou não, é mais agradável aos olhos se houver algo de ritmo entre lugares com coisas e lugares vazios.

Isso vale não só para as paredes, como também para a forma como você vai organizar os móveis e superfícies como as prateleiras. 

Então, na hora de pensar a decoração das paredes dos ambientes pequenos, você pode escolher algumas para fazer intervenções de diferentes tipos. 

Confira alguns exemplos:

No corredor (se o apartamento não for do tipo studio), você pode usar uma moldura para várias fotos juntas e criar uma linha do tempo. Sugira a seu cliente essa ideia e veja se ele não tem imagens da família, de algum pet ou da casa dos avós nas quais aparece a mesma coisa ou pessoa, em diferentes anos.

Seu cliente tem paixão por camisas de times? Que tal escolher um lugar bem visível e pendurar as peças mais importantes de sua coleção em molduras para camisetas esportivas

O mesmo pode ser feito pensando em levar um pouco mais de arte para os espaços que serão ocupados. Para isso, nada melhor do que apostar em uma impressão de grande tamanho e dar um tratamento Fine Art, com todos os materiais de primeira qualidade.

Todas essas intervenções podem ser pensadas com mais espaço livre ao redor, para chamar a atenção somente para o que estiver exibido, sem conflitos visuais com outros elementos ao redor. 

#05 Saiba exatamente o que seu cliente precisa

Falamos mais no começo deste artigo sobre a importância de conhecer seu público.

De fato, não dá para criar um projeto personalizado sem conhecer profundamente as necessidades do seu cliente. Neste sentido, vale a pena ser, além de arquiteto ou decorador, um pouco antropólogo. 

Quando estiver em reuniões sobre o projeto, pergunte como é a vida de seu cliente. A que horas ele chega em casa ou no ambiente que quer decorar, o que ele faz em cada espaço, como é a rotina, entre outros pontos mais ligados ao comportamento e uso do espaço.

Como arquitetos e decoradores, às vezes, temos o impulso de sugerir algo que achamos interessante. Isso é genial, afinal de contas, é nosso trabalho conhecer tudo o que existe no mercado. 

Por outro lado, é imprescindível colocar o usuário no foco das atenções. Se algo não for do agrado de seu cliente, ou mesmo se for mal executado, pode ter certeza que o primeiro a ser responsabilizado será você.

Por isso, nossa última dica, que não é menos relevante do que todas as outras, é estimular a você, profissional que pensa espaços, a visualizar mentalmente a vida dessa pessoa e como ela se relaciona com estes ambientes. 

A maioria dos clientes sugere coisas, pede coisas e acredita que o que eles imaginam é perfeitamente possível. É seu papel alertar as questões com potencial problemático e oferecer alternativas melhores. 

Aqui, na FastFrame | Moldura na Hora, consideramos a decoração sagrada: é ela quem vai acompanhar os usuários nas horas mais importantes de suas vidas. 

Exatamente por isso, nos especializamos em tudo que tem a ver com imagens, quadros e molduras. Afinal de contas, um projeto nunca está completo se não houver algo além de móveis, plantas e eletrodomésticos modernos. 

As imagens nos levam além, nos remetem para fora do espaço físico e se conectam com o mundo das ideias. Em ambientes pequenos, proporcionar uma abstração deste tipo é ainda mais importante. 

Esperamos que você consiga fazer melhores projetos depois da leitura deste conteúdo! E não deixe de ver tudo o que podemos fazer por você: conheça nossos serviços!

Topics: decoração de ambientes pequenos, decoração de apartamentos

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes