Blog FastFrame

Composição de ambientes com fotos: moldura para montagens surpreendentes

Jan 28, 2021 6:00:00 AM / by Equipe FastFrame

Fazer com que um cômodo tenha a sua cara pode ser fácil, mas ter uma decoração que combine com você e ao mesmo tempo um espaço confortável e bonito, é desafiador.

Por isso, neste post vamos mostrar como utilizar fotografias na decoração, especialmente molduras para montagem de fotos, deixando sua casa charmosa e única. Acompanhe nossas dicas:

Usando fotos na decoração

Usar fotos para decorar exige atenção a uma série de detalhes e ao mesmo tempo permite libertar a imaginação.

Tudo depende do seu gosto pessoal: você pode ter um ambiente afetuoso com dezenas de fotos da família ou pode optar por uma grande fotografia profissional de um monumento famoso, por exemplo. 

Uma ideia criativa é usar moldura para montagem de fotos como elemento de destaque na composição de um painel temático, com fotos em preto e branco e molduras coloridas ou fotos de cores bem vivas e molduras pretas. As molduras fazem toda a diferença na decoração, tornando o ambiente mais elegante e atraente.

Fotos de belas paisagens e da natureza criam ambientes sóbrios e delicados. Já fotos de família e amigos criam ambientes alegres e aconchegantes. Combinadas às molduras, ambas têm muito mais destaque.

Escolhendo a moldura para montagem de fotos

A moldura funciona como uma roupa para a foto: sem ela, a decoração com quadros não está completa. Ela também precisa combinar com o seu gosto, com o seu objetivo para aquele ambiente e com a imagem escolhida.

Existem opções em madeira, gesso, resina, bronze, plástico, entre outros materiais, sendo as de madeira mais utilizadas pela durabilidade e facilidade de limpeza e manutenção. 

A cor da moldura para montagem de fotos depende da imagem escolhida, e não da cor da parede. Existem duas opções: combinar a moldura com o tema da imagem escolhida ou criar contraste, escolhendo uma moldura em oposição à imagem.

Por exemplo, uma foto em meio a muitas árvores pode ser emoldurada com madeira natural, seguindo o tema da natureza, ou pode ser emoldurada com cores vivas e peroladas. A foto de um monumento, como a Torre Eiffel, pode receber uma moldura metalizada em prata, mantendo a grandiosidade, ou uma simples moldura preta.

O tamanho da moldura também faz parte da composição, mas não deve sempre seguir o tamanho da imagem emoldurada. Um quadro pequeno pode receber uma moldura de vários centímetros de espessura, enquanto um quadro grande pode receber uma moldura discreta. Use a sua criatividade, sempre pensando na essência das fotografias que deseja emoldurar. 

Na hora de usar a moldura para montagem de fotos, você pode optar por tamanhos diferentes de acordo com a obra que merece mais destaque em meio à outras.

Entretanto, é muito importante que as fotografias escolhidas para um ambiente estejam na mesma temática, ou sejam nos mesmos tons ou tamanho. Com pelo menos um destes elementos em comum, a composição com certeza será mais harmônica.

Harmonia no ambiente

Para garantir a harmonia no ambiente onde será instalada a sua composição fotográfica, é interessante seguir algumas dicas de decoração com quadros. É possível pendurar diretamente na parede e também colocar sobre algum móvel ou prateleira, desde que em sintonia com os móveis, portas e janelas.

Em relação à altura, o ideal é que não seja necessário abaixar ou levantar a cabeça para visualizar a peça. Ao entrar no cômodo, veja se a altura do quadro é confortável e natural para os olhos. 

Caso você queira destacar uma peça no cômodo, seja o sofá, a mesa de jantar ou uma escultura, o ideal é centralizar um quadro grande nesse item, chamando a atenção para ele. Caso não tenha um quadro grande, preencha o espaço dele com vários quadros pequenos.

Quadros grandes precisam de paredes grandes, caso contrário é gerada a sensação de que o ambiente está cheio demais. Quadros pequenos devem ser organizados de maneira que se completem, sem exageros para que a parede não pareça bagunçada. Pense em ocupar com eles o mesmo espaço que seria delimitado para um quadro grande.

Utilizar moldura para montagem de fotos deixa seus ambientes mais originais e personalizados. Confira agora os nossos modelos e descubra o que mais combina com o seu projeto!

Topics: composição de ambientes, composição com fotos, montagem com fotos

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes