Blog FastFrame

Como fazer uma decoração de sala de estar e jantar juntas?

Apr 21, 2021 6:00:00 AM / by Equipe FastFrame

Se pensar na decoração de um só ambiente é difícil, imagine ter que fazer isso em dobro.

Com isso em mente, e sabendo que muitas construtoras têm entregue apartamentos com as salas de estar e de jantar conjugadas (ou com a opção de unir ambos os ambientes), que tal pensar na decoração das duas como uma coisa só?

Aliás, mesmo que não exista divisória entre ambos os espaços, se a decoração não for pensada de acordo, é bem capaz que essa sensação de amplitude que os espaços abertos proporcionam se perca um pouco. 

Menos fronteiras

Os cômodos integrados, principalmente quando estamos falando de apartamentos com ambientes pequenos, é uma das melhores ideias que os arquitetos tiveram nos últimos tempos. 

Em primeiro lugar, porque dão a sensação de que o apartamento é maior. Em segundo, porque você tem muito mais facilidade de integrar espaços, seja em relação a seus usos ou quando o assunto é a decoração. 

Sua cabeça agora pode estar começando a borbulhar de referências visuais, tentando montar um projeto na sua mente, de como ficaria seu apartamento, certo?

Se você estiver fazendo isso, vai perceber que não dá para ver tudo ao mesmo tempo. Não se preocupe, você ainda não sabe como conectar cada ideia. E é por isso que criamos o artigo de hoje.

Continue conosco e veja como fazer uma decoração de sala de estar e jantar juntas!

Use o piso a seu favor

O chão, ou mais propriamente os revestimentos que sejam usados nos pisos da sala de estar e de jantar têm o poder tanto de unir como de separar os ambientes. 

Para criar uma continuidade visual e em relação ao tato, nada melhor do que usar o mesmo tipo de revestimento nas duas salas. 

Se você pegou um apartamento na planta e a construtora dá a opção de escolher o piso, aproveite para pedir para instalarem tudo igual. No caso de reformas, a ideia é a mesma. 

Outra dica é aplicar cerâmicas de maior tamanho, para dar mais ideia de espaço, ou de usar revestimentos vinílicos lineares, como os que imitam madeira, como as tábuas corridas.

Como resolver o teto?

O teto não é necessariamente muito difícil de resolver quando se busca integrar a decoração da sala de estar com a de jantar. Aqui, há basicamente duas formas de lidar com o nivelamento.

  • Se você mantiver o mesmo nível de pé direito (altura livre entre o piso a laje ou gesso), pode optar por usar sancas, que não deixam de ser uma espécie de moldura, só que aplicadas ao teto.
  • Agora, se quiser criar um espaço um pouco mais intimista, dê uma olhada em alguns projetos com teto rebaixado na sala de jantar. 

Você vai ver como a decoração das salas de jantar e de estar se comunicam, mas com uma sutil separação. Há outras formas de unir os dois ambientes e vamos ver isso agora, usando a pintura.

Integre com cores

O poder de transformação que as cores têm é fantástico. Elas são capazes de deixar um ambiente mais acolhedor, dinâmico, estimulante ou neutro. 

Mas, além do que elas transmitem como sensação, as cores igualmente têm a capacidade de conectar ou de isolar, sejam objetos ou superfícies. 

Então, se a ideia é fazer a decoração da sala de estar e de jantar ao mesmo tempo, nada melhor do que aproveitar este recurso bastante econômico, fácil de aplicar e altamente transformador.

Como? Usando o mesmo tom nos dois ambientes. Se a planta for em formato de “L”, escolha o volume que têm o ângulo de 90° e as duas superfícies vão automaticamente parecer uma coisa só, ao contrário de antes.

Não esqueça da iluminação

Se em todos os outros pontos nós estimulamos a integração entre as salas de estar e de jantar, chegou a hora de pensar seriamente em criar ambientes que despertem os sentidos de maneira diferente.

Em ambos, você pode instalar luzes mais gerais, que iluminem por igual, mas, cada uma delas pode também ter sua magia específica.

Na sala de estar, considere instalar algumas luminárias que destaquem certas partes do projeto de decoração. Assim, se você quiser iluminar menos e ter uma luz ideal para relaxar ou ver filmes, vai ter essa opção.

Já na sala de jantar, a dica é também instalar uma luminária baixa sobre a mesa, para criar aquele ambiente acolhedor para a hora da refeição com seus amigos. Considere usar lâmpadas de temperatura mais quente, amareladas. 

O detalhe final: quadros e fotografias

Antes de seguir, dê uma olhada na seguinte frase:

“Li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz.”

Martha Medeiros

Duas coisas que podem deixar as pessoas mais felizes são a arte e as recordações. 

No primeiro caso, se você tem algum quadro que ama, ele não pode estar de fora da sua decoração. Aliás, na hora de pintar as paredes, você já pode ir pensando em qual cor combina mais com os ambientes e até mesmo com a pintura.

E se você tiver o arquivo de alguma imagem que queira que faça parte da sua vida diária, pode fazer uma impressão fine art e valorizar ainda mais a obra e o ambiente. 

Mas, o que pode fazer a gente mais feliz do que ter a memória viva de nossas vidas exposta em quadros nas paredes?

Essa é a melhor hora para comprar as mais lindas molduras para montagem de fotos e começar a escolher quais são as fotos da família que você vai querer que todo mundo que vá na sua casa veja.

Uma coisa importante quando se está decorando ambientes da sua casa ou apartamento é não ter pressa. Pense bem antes de tomar cada decisão para que o resultado seja o mais fiel possível aos seus gostos pessoais. 

E enquanto você pensa, que tal já ir pesquisando sobre modelos de molduras? Tem moldura de todo tipo, para várias fotos juntas, de vários materiais e até mesmo molduras em formato de coração!

Topics: decoração de sala de jantar, decoração de sala dois ambientes, decoração de sala de estar

Equipe FastFrame

Written by Equipe FastFrame

Cadastre-se e receba em primeira mão as notícias do blog em seu e-mail:

Por Tópico

veja tudo

Posts por Tópico

Veja tudo

Posts recentes