Cada vez mais pessoas estão optando por ambientes conjugados ou o “conceito aberto”, em que há mais integração dos espaços e mais possibilidades na hora de compor os cômodos.
No entanto, quando o espaço é pequeno, decorar de maneira que valorize o local e deixe tudo harmonioso pode ser um grande desafio.
Mas, não se preocupe! Vamos facilitar a sua vida com dez dicas sobre como decorar uma sala de dois ambientes pequena! Vamos lá?
Os espelhos podem ser tudo que você precisa para dar a sensação de que sua sala de dois ambientes é maior!
Disponíveis em múltiplos formatos e com diversas opções de molduras, eles trazem mais iluminação para o cômodo, amplitude e ainda podem seguir o estilo que você escolher, seja ele mais elegante e sofisticado ou moderno e divertido.
A chave para esse efeito é saber escolher exatamente onde posicionar o espelho. Afinal, dependendo do local, o reflexo pode não ser o melhor, inclusive no que diz respeito à luz natural.
Aqui vão algumas orientações sobre o lugar ideal:
Além desse truque de aumentar o ambiente, você ainda tem um belo objeto de decoração!
Quando o espaço é pequeno, muita informação pode deixar o ambiente poluído e trazer uma sensação de que o cômodo é ainda menor. Por isso, é importante saber dosar.
Para aproveitar a beleza e o poder transformador dos quadros, vale a pena dedicar uma parede exclusivamente para eles. Use as imagens, gravuras e até fotografias que quiser e escolha molduras que as valorizem e combinem com sua decoração.
Mesmo se você não tiver outros objetos de decoração, apenas os quadros já causam um efeito de que o ambiente foi bem pensado.
Se a parede em si não é muito grande, você pode colocar vários quadrinhos ou escolher um ou dois quadros para compor. Os lugares favoritos são acima do sofá ou de algum aparador, mas sua criatividade é quem manda!
Se você deseja seguir um estilo mais minimalista para a decoração, utilizar molduras vazias também é uma ótima opção.
Elas trazem um detalhe todo especial a um dos cantos, não poluem e ainda conta com uma grande vantagem: você encontra de todos os estilos, materiais e cores que quiser. Ou seja, qualquer tipo de atmosfera que você quiser dar, elas contribuem!
Quando o assunto é como decorar uma sala de dois ambientes pequena, menos é mais! Por isso, é fundamental equilibrar os objetos de decoração.
Se você já dedicou uma das paredes aos quadros, coloque objetos decorativos que combinem em outros pontos. Pode ser algo ao centro da mesa de jantar, uma planta em um dos cantos, um pendente, velas, difusores e pot-pourri em uma bandeja no aparador.
Escolha os locais certos de maneira que não fique sobrecarregado, distribuindo de maneira equilibrada. Assim você evita criar um ambiente desconexo.
Escolher um estilo que vai guiar a decoração é muito importante na hora de escolher móveis, cor de tinta, quadros e objetos. E é comum que na mesma casa, alguns cômodos sejam de estilos diferentes.
No entanto, quando estamos falando de como decorar uma sala de dois ambientes pequena, é fundamental que os ambientes sigam o mesmo estilo, com características que conversem e criem uma mesma atmosfera.
Imagine como ficaria poluído o espaço se, por exemplo, você escolhesse itens mais exóticos e étnicos para o local de sala de jantar enquanto a sala de estar segue uma vibe clássica. Ou móveis futuristas “brigando” com rústicos.
Você pode sim seguir tendências de um outro estilo e misturar, desde que eles conversem entre si, ok?
Ao pintar as paredes, opte por cores mais claras e neutras pois elas melhoram a iluminação e tornam o ambiente aparentemente mais amplo. Os tons escuros e fechados podem fazer o espaço que já é pequeno parecer menor.
Mas, isso não significa que você não possa ousar. É possível pintar uma ou outra parede com tons diferentes das outras. O mais importante é combinar tons da mesma paleta de cores de maneira que crie uma harmonia.
Se você se sente um pouco perdido sobre como combinar paletas, no Pinterest há várias sugestões!
Se você sentir necessidade de distinguir as funções de cada um dos ambientes, não utilize meias paredes, biombos ou artifícios que criem uma real divisão.
Você pode aproveitar os próprios móveis para isso. Apenas posicionando o sofá ou a mesa de maneira que “separem” as funções, você já divide o espaço sem criar barreiras que deixem o local com a sensação de ser menor do que é.
No caso de cômodos pequenos, quanto mais espaço à vista, mais ele será ampliado. Por isso, evite móveis inteiriços, como sofás ou mesas que vão até o chão.
O ideal é que mesas, sofás e aparadores tenham os pés em destaque. Se forem com “pés-palito” ainda melhor, pois alongam ainda mais.
Assim como no caso dos espelhos e móveis com pés, itens mais altos ampliam o ambiente. Sejam cortinas, quadros verticais e até plantas mais altas, esses artigos criam essa ilusão, elevando o olhar e aparentando que o espaço é maior.
Sabe aquela expressão “elefante na sala” referente a algo que ocupa todo o ambiente e chama todas as atenções? Ela se aplica bem aqui. Não adianta se empenhar para criar dois ambientes se você coloca um sofá grande ou uma mesa de jantar desproporcional. Se o espaço é pequeno, os móveis devem ter um tamanho de acordo.
Você não precisa ficar sem um sofá confortável, mas talvez seja o caso de ter um de dois lugares em vez de três.
Optar por uma mesa redonda dá a possibilidade de colocar mais cadeiras, se necessário, sem ocupar todo o cômodo. E se puder colocar móveis planejados, fica ainda melhor, pois você une funcionalidade exatamente com o espaço que tem disponível.
Curtiu as ideias? Aproveite e confira opções de molduras, quadros e espelhos que a FastFrame | Moldura na Hora oferece para deixar sua decoração ainda mais bonita! Com certeza tem uma unidade perto de você!